segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Sukiyá - Uma boa promessa que não foi cumprida

http://www.sukiya-brasil.com.br/






Um pouco tempo depois que esta rede japonesa chegou ao Brasil, fui visitar o restaurante da Domingos de Morais. Tinha gostado bastante da proposta do Sukiya: comida boa, barata e rápida.

Infelizmente, a cada vez que vou numa das unidades, o panorama fica mais feio:

- FALTA DE FUNCIONÁRIOS
- Treinamento precário dos novos empregados
- Alta rotatividade dos empregados
- Falta de gerência em cada unidade
- Mesas sujas com restos de comida
- Bandejas e pratos sujos em cima das mesas
- Atendimento precário
- Falta de produtos

Pela proximidade, costumo ir no Sukiya da Domingos de Morais 2 vezes por mês em média e sinceramente, tenho muita pena dos pobres funcionários. Eles são bem esforçados, mas não há santo que faça com que uma unidade com 50-70 lugares funcione satisfatoriamente com 2 ou 3 empregados!

Todos os problemas que citei acima são ADMINISTRATIVOS. Falta uma gerência em cada unidade que faça a coisa funcionar e um supervisor que visite regularmente as lojas. É um pecado uma idéia tão boa ir água abaixo por falta de um pingo de bom-senso dos administradores da rede Sukiya no Brasil.

Do jeito que está, creio que o Sukiya não dure mais do que 1 ou 2 anos, pois é irritante você ir numa das lojas e até o ar condicionado não funcionar! No final de 2012, o ar-condicionado da unidade Domingos de Morais ficou quebrada por mais de 2 semanas. Aliás, o reparo do sistema de exaustão / refrigeração deixou a desejar, pois das últimas vezes que fui saí com um cheiro impregnado horroso de fritura em meus cabelos e roupas.

Sábado fui na unidade Vergueiro por volta de 23 h antes de ir para casa, e a situação lá era até pior do que a unidade Domingos de Morais com apenas 2 (dois) funcionários tocando a loja!!! Uma moça atenciosa se desdobrava feito um polvo para atender o caixa, os pedidos das mesas, o delivery, etc.

As mesas como sempre estava sujas e lotadas de bandejas, pois ela não conseguia dar conta do recado. Na cozinha, tinha apenas um único rapaz, que trouxe o missoshiro que ficou faltando quase no final da nossa refeição. Vejam que a culpa não é dele, pois o coitado também estava sozinho preparando os pratos!

Quando fui pagar a conta vi um panfleto do Sukiya oferecendo um desconto de R$ 1,00 para quem visitasse uma das lojas. Gente, não é oferecendo um desconto ridículo como este que vocês irão fazer a coisa funcionar. Podem até aumentar o preço em 20-30%, mas tem que TER MAIS FUNCIONÁRIOS E LIMPEZA. Senão a coisa não anda...

Fast Food é para ser rápido, não necessariamente barato. Fica o meu protesto e a solidariedade com os funcionários da rede Sukiyá que apesar de todo o esforço, não são santos. Ninguém faz milagres do jeito que está.