domingo, 31 de agosto de 2008

Minute Maid Mais Laranja Caseira - Cadê os gominhos?



Após descobrir que o suco de laranja comercializado no McDonalds era produzido pela Minute Mais Mais, fiquei fã e consumidora regular do suco de laranja caseira. O grande diferencial era o sabor que era mais próximo de um suco de laranja natural. Os gominhos realmente faziam uma grande diferença!

Lembro que o preço inicial era bem mais elevado que que os sucos da Sufresh e Dell Valle, algo em torno de 5 reais em relação aos 2,50 à 3,50 reais da concorrência. Mas a diferença de preço compensava, pois o produto realmente tinha um diferencial.

De uns tempos para cá, reparei que o preço havia baixado muito. No Pão de Açucar era comum encontrar o Minute Mais Mais Laranja Caseira por R$ 3,59. Realmente, uma pechincha. Pena que parece que mexeram na fórmula ou estão usando laranjas de uma variedade diferente. Os gominhos simplesmente SUMIRAM!

Entrei em contato com o S.A.C. da empresa num sábado e, surpreendentemente, no mesmo dia eles entraram em contato comigo. Até me enviaram duas caixinhas como cortesia. Segundo eles, no processo de industrialização, os gominhos podem ser esmagados. Pode até ser, mas ultimamente não concordo muito com essa explicação, já que qualquer um pode verificar que os gominhos desapareceram. Em alguns lotes, até dá para ver alguns resquícios bem pequenos, mas nada como antigamente.

A Coca-Cola deveria entender que existem consumidores que prezam a qualidade, e não o preço. Não adianta diminuir o preço, e perder o diferencial. Fica a sugestão.

Suiká

PS: Vejam o material divulgado pela Coca-Cola na época do lançamento, onde frisam o diferencial dos gominhos.



"Gomos de laranja conferem ao novo produto a mesma experiência de tomar uma bebida de suco natural espremido na hora• Laranja Caseira tem 67% de suco natural, a mais alta concentração do mercado e também será oferecido na versão Light e individual, inéditas para este sabor• Minute Maid Mais Laranja Caseira aposta na forte conexão emocional com o consumidor
Uma bebida à base de suco de laranja igual ao espremido na hora, com a praticidade de um produto pronto para beber. Assim é Laranja Caseira, lançamento da linha Minute Maid Mais que chega cheio de inovação: é também oferecido na versão Light e embalagens para consumo individual. Laranja Caseira é o primeiro néctar pronto para beber feito com os gominhos da laranja fresca e tem 67% de suco natural, a mais alta concentração de suco nos néctares do mercado. É feito sem conservadores ou corantes e chega às prateleiras das regiões Sul, Sudeste e de Brasília este mês.
A Coca-Cola Brasil acredita que o lançamento irá modificar a dinâmica do mercado de bebidas à base de sucos prontos para beber, já que oferece aos consumidores uma experiência diferenciada de produto. Laranja Caseira foi concebido para proporcionar uma experiência mais próxima da que se tem ao tomar um suco feito em casa.
“Por isso, Laranja Caseira terá a presença de gominhos da laranja, de aromas naturais e de uma quantidade de suco bastante superior à exigida pela legislação. Além disso, o visual da embalagem e das peças de comunicação com o público remetem à deliciosa sensação emocional de tomar uma bebida natural feita com todo carinho”, explica Andréa Mota, Diretora de Marketing de Novas Bebidas da Coca-Cola Brasil.
A Oz Design criou para o produto uma identidade visual usando elementos vintage. A embalagem é xadrez, como as antigas toalhas de mesa usadas em casa. A frase “Feito com carinho” também consta na embalagem, mostrando que o cuidado que a Coca-Cola Brasil tem com o produto é o mesmo que os consumidores têm ao servirem uma bebida feita na hora para a família.
“Consideramos o grafismo da embalagem um forte ponto de contato com o consumidor. O visual xadrez remete, de maneira moderna, a lembranças de tudo o que é caseiro e, portanto, agradável. Este produto é, além de toda inovação intrínseca, um forte ponto de contato emocional com o consumidor”, conta Andréa." (Extraído do site da Coca-Cola Brasil, fabricante do suco).

4 comentários:

Anônimo disse...

“Estava fazendo uma pesquisa e sem querer acabei visitando seu blog” decidi então fazer a minha caridade do dia que é de deixar um comentário, sobre o que eu li, tratando de assuntos meramente insignificantes “coisa de quem não tem o que fazer” não despertaria interesse algum se não fosse uma “critica” ridícula destinada a “ninguém” e que não surte nenhum efeito, não sendo ridículo quero dizer que a o que aproveitar e concordo quando “consumidores que prezam a qualidade, e não o preço. Não adianta diminuir o preço, e perder o diferencial” que é o que deveria ser zelado em primeiro lugar a satisfação do cliente com a qualidade, independe do custo.

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Eu prefiro sem os gominhos...nao gosto deles :P

Ricardo disse...

eu duvido que sejam gominhos de verdade.. parece mais um tanto de plástico.. não tem formato de gominhos...

Oksana disse...

Se os gominhos sumiram, eu não sei. Só sei que eles nunca foram gominhos de laranja, e sim de gelatina. Na embalagem você encontra o "espessante goma xantana", que é utilizado pra fazer aquelas bolotinhas sem gosto. Além disso o néctar é um suco cozido durante horas a uma temperatura de mais de 180ºC, reduzindo o sumo a um xarope que é misturado com água, açúcar e aroma artifical de laranja. Depois são acrescentados conservantes e outras cositas mas.
Realmente não sobra quase nada da laranja. Tanto que a embalagem indica que tem carboidratos e calorias - nada de vitamina C ou qualquer outra. Se o sabor do suco é mais parecido com o natural é porque o aroma artificial que a Coca usa é simplesmente... mais parecido com o natural.
Tomar um suco desses não é de forma alguma mais vantajoso que tomar um refrigerante... É tão artificial quanto. A diferença é mesmo só o sabor.
Nesse site tem a explicação completa da forma de preparo: http://pt.petitchef.com/receitas/sucos-de-caixinha-x-sucos-naturais-fid-297497